A última semana foi abrilhantada pela sensibilidade e força de Cora Coralina, traduzida em moda funcional, poética e atemporal na exposição "Todas as Coras pelo Brasil". A mostra gratuita atraiu cerca de 70 visitantes nos cinco dias em que recebeu o público para conhecer a vida e obras da escritora goiana, aclamada na tradicional São Paulo Fashion Week (SPFW).
O silêncio do ambiente, essencial na jornada de contemplação, provocou sentidos e convidou o público à introspecção da alma de Cora Coralina. Com curadoria de Theodora Alexandre, fundadora da marca goiana Thear, a exposição traduziu a essência de Cora em 30 looks autorais, muitos feitos à mão. O resultado? Uma coleção que dialoga com o tempo de forma funcional e poética atemporal, por meio do resgate de símbolos do cotidiano da também doceira: aventais, colheres de pau, grampos de cabelo, algodão cru e fibras naturais.
A partir de 14 de junho, "Todas as Coras pelo Brasil" desembarca em Caxias, no Maranhão, carregada de coragem para sempre dar um passo além. A passagem acontece até o dia 21 das 8h às 17h no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney, reforçando a importância da persistência da figura feminina que publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.
O destino seguinte da exposição itinerante será o SENAC Taboão da Serra, em São Paulo. Dos dias 24 de junho a 01 de julho, os paulistas terão oportunidade de viver uma experiência que reflete criatividade, beleza do simples e sonhos que não tem prazo. O projeto "Todas as Coras pelo Brasil" é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.
Ficha técnica - Brasília:
Coordenador Geral: Eleotério Alexandre | Theodora Alexandre
Coordenador de Produção: Tiago dos Santos Alchuffi
Coordenadora Executiva: Gabrielle Ramos de Carvalho
Produtor: Deusivan Martins de Araújo
Produtora Executiva: Tattiany Menezes
Coordenador de Divulgação: Bruno Roberto Ribeiro
Assessoria de imprensa: Raissa Francisco, pela Targ Comunicação
Design de Estampas: Kênia de França
Design Gráfico: Isabella Ruffino
Comunicação: João Moraes