Na tarde desta segunda-feira (29), a Associação
das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC)
promoveu o debate entre os candidatos ao cargo de Defensor Público Geral
do Estado do Ceará, realizado no Auditório da Sede Administrativa da
DPGE e transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.
Mediado
pelo jornalista Renato Abreu, o encontro teve cerca de duas horas de
duração e contou com a participação de mais de 200 pessoas, que
acompanharam tanto de forma presencial quanto online. Os defensores e
defensoras públicos também participaram ativamente, enviando perguntas
previamente que contribuíram para enriquecer a discussão entre os
candidatos.
Estiveram presentes no debate Adriano Leitinho
Campos, com o lema "Presença, Acolhimento e Verdade" e membro do
Conselho Superior da DPE; Elizabeth das Chagas Sousa, que defende "Por
uma Defensoria Presente e Valorizada" e já exerceu o cargo de defensora
pública-geral; e, Sâmia Costa Farias, atual defensora pública-geral do
Estado e candidata à reeleição com a bandeira "Coragem e Compromisso". O
candidato Weimar Salazar Montoril, titular da 19ª Defensoria Criminal
(Vara Única de Audiência de Custódia) de Fortaleza, que apresentou sua
candidatura sob o lema "Os defensores em primeiro lugar" não esteve
presente.
A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, destacou a
relevância da iniciativa e a oportunidade de aproximação com a
categoria. "Esse debate é fundamental para que possamos conhecer os
projetos e ideias de cada candidato, fortalecendo a transparência e
garantindo que toda a categoria possa participar ativamente desse
momento decisivo para o futuro da nossa Defensoria Pública", afirmou.
A
entidade agradeceu a presença dos candidatos e o engajamento dos
defensores e defensoras, ressaltando a importância de a Instituição
estar unida e atenta a esse processo de escolha que definirá os rumos da
Defensoria Pública do Estado.