A Central Única das Favelas (Cufa) foi reconhecida na categoria Resiliência no prêmio internacional "Heroes of Tomorrow: UN SDG Action Awards 2025", promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de premiação aconteceu no dia 29 de outubro de 2025, em Roma, na Itália.
Na cerimônia, a Cufa foi representada por Marcus Vinicius Athayde, presidente da Cufa Global. "Ganhar esse prêmio, concorrendo com diversas organizações do mundo todo, é uma prova de que nossa luta diária nas favelas é vista e valorizada globalmente" diz Marcus.
A Cufa ganhou o prêmio na categoria resiliência, que destaca e reconhece organizações e iniciativas que demonstram capacidade de superar adversidades com inovação e determinação, características que definem a atuação da instituição em suas ações sociais, culturais e educativas voltadas para as favelas de todo o Brasil. "A resiliência está no centro do nosso trabalho. Ela nos impulsiona a transformar dificuldades em oportunidades reais de mudança, fortalecendo pessoas e seus territórios. Este reconhecimento da ONU é uma motivação enorme para seguir avançando," diz Marcus Vinicius Athayde.
O prêmio Heroes of Tomorrow destaca projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ampliando a visibilidade de iniciativas que geram impacto social positivo.