
A Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM) promoveu o Seminário Direitos Humanos e Diversidade: Conexões entre Cultura, Esporte e Meio Ambiente, reunindo representantes do governo estadual, movimentos sociais e especialistas para discutir a integração de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, da inclusão e do respeito à diversidade no Ceará. A iniciativa, realizada no dia 31 de outubro, no Teatro Carlos Câmara.
Com mesas de debate e grupos de trabalho, o seminário teve em pauta os desafios de articular políticas de Direitos Humanos de forma integrada entre diferentes órgãos do poder público. A discussão girou em torno da relevância de abordagens transversais que relacionam cultura, esporte e meio ambiente como elementos estratégicos para promoção da cidadania e da equidade. Atualmente, o IDM realiza a gestão de 17 equipamentos públicos e importantes projetos do Governo do Ceará.
Participaram das discussões Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, que destacou a centralidade da cultura como eixo de cidadania; Rosângela Félix Aguiar, secretária executiva do Esporte, ressaltando o papel do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social; Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente do Ceará, que abordou a importância da sustentabilidade como princípio de políticas públicas; Mitchelle Meira, secretária da Cidadania e Diversidade; Martír Silva. Secretária Executiva da Secretaria da Igualdade Racial; e Thavia Rodrigues, assessora da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, reforçando a necessidade de ampliar mecanismos de garantia e proteção de direitos. Também esteve presente o deputado estadual Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que enfatizou o compromisso do Legislativo no diálogo intersetorial.
Para a diretora-presidente do Instituto, Rachel Gadelha, a agenda representa um passo contínuo dentro de uma reestruturação que vem sendo consolidada internamente. "Não há política cultural transformadora sem uma política de cuidado. Colocar os Direitos Humanos no centro significa reconhecer que nossa força reside nas pessoas. Integrar Cultura, Esporte e Meio Ambiente é construir soluções em rede para um Ceará mais justo, sustentável e plural", destacou.
"Ao promover articulação intersetorial, reforçamos nossa atuação como Organização Social comprometida com políticas culturais inclusivas, ambientes de trabalho saudáveis e gestão orientada por responsabilidade pública e justiça social", finalizou Gadelha.
Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, destacou que "a cultura é um eixo fundamental para a construção da cidadania e da diversidade. Integrar as políticas culturais às áreas de Direitos Humanos e Meio Ambiente fortalece a presença do Estado em territórios historicamente marginalizados e promove a inclusão social de forma sustentável".
A metodologia adotada durante o evento fomentou o diálogo e a construção coletiva, em um modelo que valoriza a escuta ativa e a produção de propostas a partir da diversidade de experiências e territórios. O seminário também reforçou o trabalho do Comitê de Direitos Humanos e Diversidade do IDM, voltado à consolidação de práticas institucionais de acolhimento, equidade e fortalecimento de vínculos.
"Os estudos sobre as encruzas nos mostram que é nos cruzamentos de saberes e vivências que se constroem políticas transformadoras. Os movimentos de direitos humanos sempre compreenderam isso: a formação política nasce da escuta e da partilha. Este seminário reafirma a importância de pensar os Direitos Humanos a partir desses encontros, onde o cuidado e a justiça social se tornam prática coletiva." afirma Joaquim Araújo, coordenador do Comitê de Direitos Humanos e Diversidade do Instituto Dragão do Mar
Sobre o IDM:
O Instituto Dragão do Mar é uma organização social (OS) de sociedade civil, sem fins lucrativos, com 27 anos de atuação no campo cultural do Ceará e atua em parceria com o Governo do Estado, especialmente com a Secretaria da Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.
A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 17 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do Estado.