
Aquela vontade de doce logo depois do almoço não é apenas uma "frescura", De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), realizado com 2.500 pessoas entre 18 e 80 anos, mais de 60% dos brasileiros afirmam consumir algum tipo de sobremesa açucarada para finalizar as refeições, especialmente o almoço. O levantamento reforça que o hábito está na cultura alimentar do país e pode impactar a manutenção de uma dieta equilibrada se não for acompanhado de escolhas conscientes.
Segundo especialistas, essa vontade está associada a fatores fisiológicos, como oscilações de glicose e serotonina, bem como a fatores comportamentais e culturais, em que o doce funciona como recompensa ou ritual. Neste contexto, a adoção de alternativas mais leves e nutrientes-ativas se torna essencial para quem busca manter o equilíbrio.
É nesta lacuna que a SorveZero entra com uma proposta inovadora. A marca, que tem à frente a nutricionista Amanda Freires, trabalha com sorvetes de baixo teor calórico, sem adição de açúcares simples e shakes proteicos com formulação voltada ao pós-refeição ou como alimentação saudável. "Nossa missão é transformar o desejo por doce em uma escolha inteligente, sem culpa e com resultados reais", afirma.
De acordo com Amanda, o desejo por doce não precisa significar abandono da dieta ou sabotagem de rotina. "Ele pode ser sinal de necessidade de reequilíbrio. Por isso, oferecemos opções que têm sabor, textura e impacto nutricional reduzido. A diferença está em tratar o doce como parceiro e não inimigo da alimentação equilibrada", destaca.
Além de sabor, as soluções SorveZero focam em ingredientes funcionais e de qualidade, como proteínas, fibras e adoçantes de baixo índice glicêmico, que ajudam a prolongar a saciedade e minimizar picos glicêmicos, o que favorece tanto o controle de peso quanto a manutenção do humor e do desempenho. Além disso, o alimento é pensado não apenas para "matar a vontade", mas também para ser funcional, melhorar a energia e o dia a dia.
"Substituir sobremesas altamente açucaradas por versões proteicas ou com fibras, podem ter impacto significativo na saúde. Além da menor variação de glicemia, há a sensação de saciedade mais prolongada e menor chance de compulsão alimentar no fim do dia", explica a nutricionista.
Para a marca, este é um diferencial competitivo. Além de atender ao público fitness ou que busca perda de peso, a proposta vale para qualquer pessoa que queira manter uma rotina alimentar equilibrada.