Seja bem vindo ao nosso site CBTV Play - cbtvplay.com.br.

CBTV Play
Brasil

Exposição Festa, Baia, Gira, Cura chega aos últimos dias no Dragão do Mar

A Mostra, que destaca as religiões de matrizes afroindígenas no Ceará, segue com visitações gratuitas até domingo (11), no Museu da Cultura Cearense (MCC).

Publicada em 07/02/24 às 22:48h

por Redação CBTV


Compartilhe
   

Link da Notícia:


     Museu da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Museu da Cultura Cearense (MCC) encerra neste domingo (11) a exposição "Festa, Baia, Gira, Cura", fruto de 20 anos de pesquisa do antropólogo Jean dos Anjos, que conduz o público a uma imersão pela história das festas da umbanda e do candomblé no Ceará, com destaque para o terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àse Ojú Oya, localizado no bairro Bom Jardim, que celebra, em 2024, 40 anos de atuação. Com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, o acervo reúne fotografias, documentos, imagens, esculturas, indumentárias, instalações, mural e intervenções artísticas. A mostra pode ser visitada gratuitamente, de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e, excepcionalmente neste final de semana do feriadão de Carnaval, dias 10 e 11, das 14h às 18h (com acesso até as 17h30).


Sobre a exposição

     Em cartaz desde setembro de 2023, com quase 25 mil visitantes desde sua abertura, a exposição convida o público a conhecer mais sobre o universo das religiões de matriz afroindígenas. "A visibilidade da exposição foi importante tanto para nós, fortalezenses, como para o público turista, porque mostra que temos cultura de terreiro, além de subverter a invisibilidade", comenta o artista Jean dos Anjos.

    "Festa, Baia, Gira, Cura" nasce a partir da historicização do terreiro homenageado. O título surge a partir de elementos primordiais nas celebrações afroameríndias e das vivências do pesquisador. Compreendendo "Festa" como condição de sociabilidade humana, são apresentadas fotografias e materialidades das festas e rituais do terreiro, com enfoque especial para a festa da Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas e Exu, a qual ele acompanha desde 2013. Dividida em quatro núcleos, a exposição mostra a riqueza da cultura dos terreiros, bem como a resistência dos povos de terreiros na busca pela preservação da memória da umbanda e do candomblé, bem como a luta dos seus praticantes pelo fim do racismo religioso. 


Serviço: Encerramento da exposição "Festa, Baia, Gira, Cura", de Jean dos Anjos, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio
Data: 11 de fevereiro de 2024 (domingo)
Horários: De quarta (7) a sexta (9), das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e no sábado (10) e domingo (11) das 14h às 18h (com acesso até as 17h30).
Local: Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre.
Mais informações: (85) 3488.8624 ou http://www.dragaodomar.org.br









ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site CBTV Play
Nosso Whatsapp 85999942400
Copyright (c) 2025 - CBTV Play - A TV NA PALMA DA MÃO!

Seja bem vindo ao nosso site CBTV Play - cbtvplay.com.br!