O Instituto da Primeira Infância (Iprede), de Fortaleza, está sendo contemplado pelo Criança Esperança pela quinta vez. O programa, que é uma parceria entre Globo e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), chega à 39ª edição em 2024.
Neste ano, o projeto selecionado foi o "Vivendo e Aprendendo com as Histórias de Vida: processos de alfabetização de mulheres mães e avós de crianças assistidas pelo Iprede", resultado do convênio da instituição com a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O projeto de extensão tem como objetivo auxiliar na alfabetização de mães e avós das crianças carentes que o instituto acolhe, auxiliando no acompanhamento e na participação dessas mulheres em formações educativas e cursos de qualificação.
Com o conceito "Dê Esperança a Uma Criança", o show deste ano do Criança Esperança foi exibido na Globo na última quarta-feira (9), sob apresentação de Marcos Mion. São 100 instituições selecionadas, sendo que seis fazem parte da campanha de maneira direta, o que inclui o Iprede. O local recebeu a visita da atriz Rafa Kalimann.
"Ficamos muito felizes quando recebemos a notícia de que o projeto seria contemplado. É uma grande honra e uma grande responsabilidade. A parceria reforça nosso compromisso e nos ajuda muito em nossa missão. Por isso, agradecemos a quem contribui com essa mudança na vida de tantas pessoas", relata João Victor Furtado, gerente institucional do Iprede.
Doações podem ser realizadas pelo site criancaesperanca.com.br ou pela chave Pix esperanca@unesco.org. Mais informações sobre o Iprede estão disponíveis em @ipredeoficial (Instagram) ou no site https://iprede.org.br/.
Sobre o Iprede
O Iprede é um instituto fundado em Fortaleza-CE no ano de 1986, por um grupo de profissionais que se sensibilizou pelas condições de desnutrição e pobreza de diversas crianças. Desde então, indicadores como taxa de mortalidade caíram, o que denota uma evolução na missão do instituto.
O local é um centro de referência sobre a primeira infância, representando também um espaço de produção, ensino e divulgação para a comunidade, articulando ações com a sociedade e valorizando o foco na inclusão social.