Seja bem vindo ao nosso site CBTV Play - cbtvplay.com.br.

CBTV Play
Brasil

Estácio Ceará promove conscientização sobre a saúde prostática de animais no Novembro Azul Pet

Publicada em 07/11/24 às 08:59h

por Redação CBTV


Compartilhe
   

Link da Notícia:


Neste Novembro Azul Pet, a Estácio Ceará abraça a campanha de conscientização sobre as doenças prostáticas em cães, com o objetivo de alertar os tutores sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde prostática dos animais. Embora o câncer de próstata em cães seja menos frequente que em humanos, trata-se de uma condição extremamente agressiva e que demanda atenção. A campanha visa educar a sociedade sobre as diferentes doenças que podem afetar a próstata dos cães, além de destacar a necessidade de exames periódicos.

De acordo com Amanda Leal, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Estácio Ceará, a campanha é fundamental para esclarecer as diferenças nos riscos e nas doenças prostáticas entre cães e gatos: "Nos cães, as condições prostáticas mais comuns são a hiperplasia prostática benigna e as prostatites bacterianas, que podem se agravar e gerar cistos ou abscessos. Já o câncer de próstata, apesar de raro, é muito agressivo e ocorre principalmente em animais castrados. Por isso, é essencial que os tutores estejam atentos, especialmente para cães acima dos cinco anos, idade em que o monitoramento da saúde prostática deve ser intensificado."

As doenças prostáticas mais frequentes nos cães incluem a hiperplasia prostática benigna, que geralmente afeta animais não castrados a partir dos cinco anos de idade, e a prostatite bacteriana, que pode ocorrer em qualquer fase da vida. Já o câncer de próstata é mais comum em cães castrados com idade superior a sete ou oito anos. A prostatite bacteriana, por sua vez, frequentemente surge como complicação de uma infecção urinária, podendo afetar cães de qualquer idade, independentemente de serem castrados.

"A próstata dos cães começa a passar por alterações já na maturidade, e a partir dos cinco anos, o acompanhamento para a hiperplasia prostática benigna é essencial, assim como o monitoramento para o câncer de próstata a partir dos oito anos. Nosso objetivo é conscientizar os tutores sobre a importância de incluir a avaliação prostática nos exames clínicos de rotina, garantindo uma vida saudável para os pets", reforça a veterinária.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site CBTV Play
Nosso Whatsapp 85999942400
Copyright (c) 2025 - CBTV Play - A TV NA PALMA DA MÃO!

Seja bem vindo ao nosso site CBTV Play - cbtvplay.com.br!