Museu localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Museu da Cultura Cearense (MCC) segue até o dia 3 de janeiro com a exposição "Mino por Inteiro" em cartaz, que homenageia o virtuoso multiartista cearense, reunindo um universo de suas produções entre imagens e palavras. Aberta desde o dia 7 de setembro já soma quase 10.000 visitantes. "Mino por Inteiro" pode ser acessada diariamente, exceto entre 30 de dezembro e 1º de janeiro, em virtude do Ano Novo. As visitações podem ser feitas das 9h às 18h durante a semana e das 13h às 18h aos finais de semana, com última entrada sempre às 17h30.
A ocupação apresenta o cativante arranjo de linguagens integradas pela genialidade de Hermínio Macêdo Castelo Branco, popularmente conhecido como Mino, seu apelido de infância, que chega aos 80 anos se permitindo explorar o que o atrai no mundo das artes visuais e da palavra. O percurso mostra a rica e diversificada produção dele que se consagrou como premiado cartunista, mas que também é desenhista, artista plástico, programador visual, projetista gráfico, poeta, livre pensador, autor de histórias, fábulas e contos infantis, ilustrador e publicitário. Um mestre na arte de transitar entre linguagens e estilos, e, a partir de seus trabalhos, despertar o público para questões de cunho filosófico, humanístico, espiritual e cômico.
A primorosa curadoria de trabalhos que exaltam a versatilidade de Mino é assinada por Flávio Paiva e conta com coordenação de acervo e digitalização de Régis Alcântara e expografia de André Scarlazzari, Patrícia Passos e equipe.
Realização da J.Macêdo, a mostra integra a programação comemorativa aos 85 anos da empresa. De acordo com Amarílio Macêdo, filho do fundador e CEO da holding do Grupo J.Macêdo, a iniciativa reflete o compromisso com a valorização da cultura brasileira e é também um gesto de gratidão e reconhecimento ao legado desse virtuoso cearense.
Serviço: Encerramento da exposição "Mino por Inteiro"
Data: 3 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 9h às 18h
Local: No Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Entrada pela frente dos Museus, na Av. Presidente Castelo Branco com Rua Almirante Jaceguai - ao lado da Biblioteca Pública - Bece)
Acesso gratuito e livre, com visitação até 3 de novembro, de quarta a sexta, das 9h às 18h, e sábados e domingos das 13h às 18h, sempre com último acesso às 17h30.