Foco no Design: Feira KUYA de Design Autoral abre espaço para marcas independentes no Complexo Estação das Artes, em Fortaleza
A segunda edição de 2025 da Feira KUYA acontece neste sábado, 25 de janeiro, a partir das 17h, no Jardim da KUYA, com entrada gratuita.
Publicada em 23/01/25 às 22:07h
por Redação CBTV
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Sandy Albuquerque)
O Complexo Estação das Artes, em Fortaleza, receberá a segunda edição de 2025 da Feira KUYA de Design Autoral. O evento, promovido pela KUYA - Centro de Design do Ceará, espaço cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A feira acontece no Jardim da KUYA, das 17h às 23h, com entrada gratuita.
Com uma curadoria criteriosa e o objetivo de valorizar o trabalho de criadores independentes, a Feira KUYA se consolida como um espaço de conexão entre designers, artistas e o público. Entre os expositores confirmados estão marcas e projetos que refletem a diversidade e a criatividade do design cearense, como Pior Grife, Ibí de Carnaúba, Peaug, Amorfas, Okamonã, Dani.Ilustra, Brechada e Pêxe da Terra
Os expositores foram selecionados por meio de um edital de convocação aberto pela KUYA em 2024, que atraiu propostas de marcas autorais de todo o estado. "Nosso compromisso é oferecer uma plataforma acessível para designers locais apresentarem seus trabalhos, promovendo a diversidade criativa e fortalecendo a economia criativa no Ceará", afirma Gustavo Barros, produtor responsável pelas Feiras KUYA.
A segunda edição do ano ocorre neste sábado, 25 de janeiro de 2025, das 17h às 23h, no Jardim da KUYA, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais do espaço cultural.
Economia criativa no design feito no Ceará
O Ceará desponta como um dos pólos emergentes da economia criativa no Brasil, unindo tradição e inovação em iniciativas que impulsionam o setor. A Feira KUYA de Design Autoral exemplifica esse movimento ao fomentar o empreendedorismo criativo e gerar novas oportunidades para designers independentes. Além de fortalecer a identidade cultural local, o evento promove a sustentabilidade econômica ao estimular redes de produção e consumo baseadas em originalidade, qualidade e responsabilidade ambiental.
Destaques da Edição Entre os expositores confirmados, destacam-se:
• Pior Grife (@Piorgrife): marca que desafia padrões com ousadia em suas peças;
• Ibí de Carnaúba (@ibidecarnauba): celebra a conexão com a arte indígena do Ceará;
• Peaug (@peaug): artista que une arte e moda com inovação;
• Amorfas (@_amorfas): explora formas orgânicas e singulares;
• Okamonã (@Okamona_): produz adornos ancestrais que valorizam culturas quilombolas e indígenas;
• Brechada (@bbrechada): um brechó que reinventa o vestir com foco na sustentabilidade;
• Dani.Ilustra (@dani.ilustraa): cria ilustrações que contam histórias e emocionam;
• Pêxe da Terra (@pexedaterra): Pinturas feitas em peças de roupas e acessórios por Curimatã Oliveira.
Além dos produtos exclusivos, o público poderá aproveitar a programação do Festival MADA, que acontece simultaneamente na Estação das Artes
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.