No próximo dia 20 de fevereiro de 2025, às 19h, o Espaço Cultural Unifor será o cenário da abertura de duas exposições que celebram a memória, a identidade e o poder da arte como narrativa e resistência: "Imagens em Trânsito: Memória, Fotografia e Identidade", da fotógrafa cearense Delfina Rocha, e "Um Oceano Dentro de Mim", da fotógrafa performática e poeta Jane Batista. Integrando o projeto Trajetórias Artísticas Unifor, iniciativa da Fundação Edson Queiroz, mostras reiteram o compromisso da instituição em valorizar a produção de artistas cearenses e estreitar laços com o público.
Para Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz, as exposições reafirmam o papel da arte como um meio de conexão e reflexão. "Essas mostras não apenas destacam o talento e a sensibilidade de Delfina Rocha e Jane Batista, mas também nos convidam a refletir sobre nossas próprias histórias, territórios e identidades. É motivo de orgulho para a Fundação Edson Queiroz proporcionar um espaço onde a arte possa ecoar e inspirar, celebrando a memória e a resistência que habitam em todos nós".
Professora Adriana Helena Moreira, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, complementa: "O projeto Trajetórias Artísticas é uma iniciativa transformadora, que não só fomenta a produção artística cearense, mas também contribui para a formação de novos públicos e para o fortalecimento da cultura no Ceará. A Fundação Edson Queiroz reafirma, com essas mostras, seu compromisso em apoiar a arte como agente de transformação e reflexão".
Com visitação gratuita, as exposições serão abertas ao público no dia 21 de fevereiro e podem ser conferidas até 29 de junho de terças a sextas, das 9h às 19h, e, aos sábados e domingos, das 12h às 18h, nas galerias térreas do Espaço Cultural Unifor.