A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão, afirmou, em vídeo publicado nesta terça-feira (18/03), que a entidade está atenta à pauta da segurança pública no Ceará e que a advocacia vem sofrendo com a alta dos casos do chamado "golpe do falso advogado".
"Estamos acompanhando com muita preocupação a pauta da segurança pública em nosso Estado. A OAB Ceará já esteve reunida com o governador e com o secretário de Segurança e esperamos uma resposta firme aos índices de criminalidade e à insegurança. A nossa advocacia também tem sido alvo de golpes, o conhecido 'golpe do falso advogado'. Centenas de colegas estão tendo sua identidade roubada para induzir o cliente ao pagamento de falsas taxas e honorários", denunciou.
GolpeCom mais de 140 denúncias do golpe, a OAB Ceará reforçou o diálogo com o
Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) sobre segurança digital do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a realização de ações conjuntas que auxiliem as investigações da
Polícia Civil.
"É um crime que afeta diretamente a relação de confiança entre advogado e cliente, gerando prejuízos à sociedade e à nossa classe. A OAB vem acompanhando de perto essa preocupante situação. Já obtivemos centenas de denúncias e já requeremos ao comando da Polícia Civil uma força-tarefa para a conclusão dessa investigação criminal", destacou a presidente da OAB-CE.
Como se prevenir
Para evitar golpes, Christiane Leitão sugeriu acessar o
Cadastro Nacional dos Advogados para comprovar a inscrição na OAB, além de entrar em contato com o profissional para confirmar a veracidade dos fatos. "A verdadeira advocacia é sinônimo de ética, responsabilidade e compromisso com a Justiça. Denuncie! A OAB Ceará está ao seu lado para proteger os seus direitos", concluiu.
DenúnciasCanais de denúncias da OAB-CE:
– E-mail: [
fiscalizacao@oabce.org.br]
– Telefone: (85) 98201.3434
– Site:
https://oabce.org.br/institucional/cef/