No Dia Mundial da Saúde, o convite é para refletir sobre como pequenas mudanças podem fazer a diferença na qualidade de vida. Além de consultas médicas e exames periódicos, a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são fundamentais para manter o corpo e a mente saudáveis.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dieta rica em nutrientes, aliada a uma rotina de atividades físicas, contribui para a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de ajudar na saúde mental, reduzindo o estresse e a ansiedade. "O que comemos influencia diretamente no nosso bem-estar. O consumo de alimentos ultraprocessados*, por exemplo, pode impactar negativamente no nosso humor e disposição, enquanto a alimentação natural e equilibrada, rica em alimentos in natura (frutas, legumes e verduras) promove mais energia e melhor funcionamento do organismo", explica a nutricionista Mariana Albuquerque, assessora técnica da Coordenadoria Geral das Regionais de Saúde de Fortaleza.
A profissional reforça ainda a importância da conexão entre alimentação e saúde mental. "Nosso intestino é conhecido como o 'segundo cérebro' porque está diretamente ligado ao sistema nervoso. Dietas ricas em fibras, proteínas e gorduras boas ajudam na produção de neurotransmissores como a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar", destaca.
Prevenção como estratégia de saúde pública
Em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância da prevenção e oferece diversos serviços voltados para a promoção do bem-estar da população. Os postos de saúde contam com as equipes multiprofissionais (eMulti), antigos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), que orientam a população sobre a importância de um estilo de vida saudável.
Além disso, a Prefeitura realiza campanhas educativas, eventos de saúde e mutirões de atendimento, levando informações e serviços gratuitos à população.