Seja bem vindo ao nosso site CBTV Play - cbtvplay.com.br.

CBTV Play
Brasil

Cinema: projeto oferece sessão gratuita a migrantes venezuelanos no Brasil

Os migrantes em situação de vulnerabilidade acolhidos pela Aldeias Infantis SOS assistirão ao filme "Sim, viver é um presente" em ação beneficente organizada pelo projeto Curta Terapia

Publicada em 09/04/25 às 20:59h

por Redação CBTV


Compartilhe
   

Link da Notícia:




 



 


 

 

O projeto Curta Terapia - o cinema nos hospitais, que surgiu com a proposta de auxiliar com arte o tratamento de pacientes oncológicos internados, realiza uma ação com os participantes do programa Brasil Sem Fronteiras, da Aldeias Infantis SOS, Organização que lidera o maior movimento de cuidado do mundo.

 

Desta vez, o público-alvo são famílias, crianças, adolescentes e jovens participantes da unidade da Organização no Rio de Janeiro, que vão assistir ao filme "Sim, viver é um presente", de direção de Luís Antônio Igreja, no dia 11 de abril, às 10h30, no Estação NET Rio, em Botafogo. (R. Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo, Rio de Janeiro)

 

Localizada na região do Itanhangá, a Aldeias Infantis SOS oferece o programa Brasil Sem Fronteiras, que acolhe famílias refugiadas venezuelanas ou em situação de refúgio. Viabilizado em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), os migrantes recebem apoio com moradia adequada, alimentação, acesso a serviços de saúde, incluindo vacinação, e as crianças, por sua vez, são matriculadas no ensino regular.

 

Para Isabel de Mendonça, coordenadora do programa Brasil Sem Fronteiras da Aldeias Infantis SOS no Rio de Janeiro, a ação do Curta Terapia será de grande importância.

"Esta ação solidária representa um momento especial para os participantes do projeto Brasil Sem Fronteiras. Mais do que uma sessão de cinema, é uma oportunidade de acolhimento e incentivo para famílias que estão reconstruindo suas vidas em um novo país. O projeto busca proporcionar dignidade e empoderamento, permitindo que essas famílias sonhem e construam um futuro seguro para seus filhos", conclui. 

 

O longa-metragem "Sim, viver é um presente!" marca a estreia da Família Manaká no cinema. Dirigido por Luís Antônio Igreja, o filme surgiu como forma de apresentar as 13 canções do primeiro álbum da dupla e reforçar os pilares conceituais do projeto. Manaká é um projeto musical para a infância, que produz conteúdos multilinguagens para zelar pela infância e a natureza, o brincar livre e o vínculo familiar!

 

"Essa ação social surgiu de um encontro com Isabel de Mendonça, que se transformou em uma colaboração entre a Aldeias Infantis SOS e o Curta Terapia. Juntas, temos o objetivo de levar as famílias ao cinema e proporcionar uma experiência única", explica Marcela Siqueira, atriz e produtora, que idealizou o projeto Curta Terapia.

"O Manaká, que realiza um trabalho lindo e significativo nas áreas de educação, cinema e música, se uniu a nós nessa ação. Além disso, a Tom&Luz Produções, com sua missão de inspirar e transformar, proporciona a essas famílias um encontro enriquecedor com artistas, fortalecendo o engajamento e a conscientização em torno dessa causa", finaliza Marcela, que promete uma sessão de cinema animada, com muita pipoca e bebida distribuídas gratuitamente.

 

Sobre o filme "Sim, viver é um presente"

Dirigido por Luís Antônio Igreja, o musical narra a vida encantadora do menino Davi, de 8 anos. Ao acordar com o sol que se levanta e desperta os passarinhos, Davi inicia uma aventura única e especial. Durante esse dia mágico, ele desfruta de um quintal amplo, de uma família amorosa e da liberdade de brincar. O filme convida o público a vivenciar, em família, a infância como um estado supremo de espírito, celebrando a mensagem de que "Sim, viver é um presente!".

 

Sobre o Manaká

O Manaká é um trabalho de música para infância que canta, em suas composições, o livre brincar, o afeto nas trocas intergeracionais e o contato íntimo com a natureza – como pilares de uma infância plena. Evidencia o bem, o bom e belo da vida, com liberdade de gêneros musicais e com referência aos hinos da infância dos anos 1980 e 1990. O duo faz um trabalho a partir da criança de hoje para a família inteira curtir junto, estreitando e fortalecendo vínculos. 

O Manaká estreou o longa metragem "Sim, viver é um presente!", que apresenta a família real como elenco e partiu de reflexões extraídas do cotidiano do menino para traçar um roteiro amoroso, simples e filosófico. O filme é inspirado e homenageia o primeiro filho do casal, Davi, mostrando de forma biográfica e ficcional como a vida torna-se um verdadeiro presente!

Desde sua aparição no especial do Dia das Crianças da TV Cultura em 2017, o Manaká vem se apresentando por todo o Brasil. Recomendado pelo Jornal O Globo como um dos oito melhores trabalhos de música para crianças da atualidade, circulou por hospitais públicos levando afeto e alegria para crianças internadas, familiares e profissionais da saúde.

Atualmente, o Manaká é destaque na trilha sonora do programa "O pano mágico da Ju", da TV Cultura. Além disso, o grupo também contribui com canções originais para o seriado "O Menino Mais Rico do Mundo", exibido diariamente no Nickelodeon e no Paramount+. Este projeto, criado por XÁ e dirigido pela renomada Bete Rodrigues, é produzido pela Nalaje Filmes e foi reconhecido com o prêmio de obra seriada para crianças pelo Ministério da Cultura/Ancine.

Os criadores do Manaká, os premiados cantores e atores Liv Izar e Xico Ahbreu, vão além da música ao integrar recursos cênicos e sua ampla experiência no universo da cultura infantil. A dupla utiliza suas biografias e experiências para criar um ambiente rico em significados. Combinando histórias reais e fantásticas, causos, brincadeiras e interação, o trabalho deles promove um clima vibrante que verdadeiramente celebra a infância.

 

Sobre as Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children's Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninas e meninos que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 58 anos e mantém cerca de 80 projetos, em 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer acolhimento para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha. Mais informações no site www.aldeiasinfantis.org.br.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site CBTV Play
Nosso Whatsapp 85999942400
Copyright (c) 2025 - CBTV Play - A TV NA PALMA DA MÃO!

Seja bem vindo ao nosso site CBTV Play - cbtvplay.com.br!