Em fevereiro, o sistema de consórcios bateu novo recorde histórico, superando a marca de 11 milhões de participantes. O número representa crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Isso demonstra que a busca por consórcios tem aumentado, sendo uma forma de adquirir bens de forma planejada e sem juros.
Em um sistema que depende da contribuição coletiva para funcionar, a cobrança das parcelas em atraso precisa ser conduzida com responsabilidade, ética e empatia. Mais do que recuperar valores, a cobrança tem um papel estratégico na manutenção da saúde do grupo.
Quando um participante atrasa ou deixa de pagar, todos os demais são impactados, especialmente na liberação de créditos. Por isso, a abordagem das empresas de recuperação precisa ser técnica, mas também humana, respeitando o momento e o perfil de cada consorciado.
A KSL Associados, especializada em recuperação de crédito e atendimento personalizado, tem adotado uma atuação pautada no respeito ao consumidor. Por meio de canais digitais, equipes treinadas e estratégias de negociação personalizadas, a empresa consegue promover acordos que atendem às necessidades do consorciado e do grupo ao qual ele pertence.
“A cobrança precisa ser ética, sendo essencial em segmentos como o de consórcios, que envolvem compromissos de longo prazo. O foco deve ser sempre o diálogo. Trabalhamos para entender a realidade de cada consumidor e buscar soluções viáveis, sem pressão ou constrangimento”, afirma Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL.
Em um cenário de maior digitalização e amadurecimento do consumidor, a cobrança precisa evoluir na mesma medida. Apostar em processos humanizados e eficientes é não apenas uma demanda do presente, mas um passo necessário para garantir um mercado de consórcios mais sustentável e confiável para todos os envolvidos.
Sobre a KSL
O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento. Desde o seu surgimento, em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.