Sempre pensando à frente e mostrando a sua genialidade em escrever canções e poesias, em 1994, Zé Rico homenageou o piloto brasileiro, Ayrton Senna, ao compor e interpretar a música "Herói da velocidade". Mais de 30 anos depois, a sua semente, Sami Rico, decidiu regravar a canção como uma forma de homenagear o seu ídolo em seu DVD "O Filho da Lenda: 10 anos de Saudade" que foi registrado no último dia 08 de abril na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo.
Na gravação, além da excelente interpretação, Sami entrou no palco todo caracterizado de piloto, usando o capacete verde e amarelo e vestindo o macacão vermelho que marcou a trajetória de Senna na Fórmula 1. Vale lembrar que nos 80, a Honda, que fornecia motores à Fórmula 1, buscava uma referência para promover o esporte no Japão e com duas vitórias (1988 e 1993), Senna se transformou no maior ídolo da Fórmula 1 do país asiático. Com a homenagem, Sami é mais um que faz permanecer viva a lembrança de um dos maiores ídolos do Brasil de todos os tempos.
Ayrton Senna também é ídolo para muitos pilotos, inclusive para Lewis Hamilton (sete vezes campeão mundial de Fórmula 1), que já expressou grande admiração por Senna. Em 2024, foram lançadas duas séries contando a vida de Senna, fora e dentro das pistas. "Senna por Ayrton", que estreou pela Globoplay tem três episódios e com direção de Rafael Pirrho, e "Senna" que está na Netflix com seis episódios e a direção de Vicente Amorim e Julia Rezende.
Considerado por muitos como o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, seus expressivos números ajudam a explicar o status de ídolo: são três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991), 41 vitórias, 65 poles e 80 pódios entre 1984 e 1994. Seu legado - assim como Zé Rico foi para música - deixou valores atemporais, como a inspiração para criar o Instituto Ayrton Senna, que, há 30 anos, tem como missão desenvolver pessoas e preparar o ser humano para a vida por meio da educação.
"Herói da velocidade" é a primeira música do projeto "O Filho da Lenda: 10 anos de Saudade" que chega ao conhecimento do público e da mídia, nesta quinta-feira (01), mas em breve todos vão conhecer o trabalho de Sami Rico de modo muito mais amplo.