Nesta quinta-feira (08/05), às 19h, o auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - será palco da pré-estreia do documentário Saravá Shalom, produção que mergulha no diálogo entre as tradições místicas judaicas e afro-brasileiras. O evento, promovido pela Vice-Reitoria de Extensão, por meio da Divisão de Arte e Cultura, em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual da universidade, será gratuito e aberto ao público.
Dirigido por Alex Minkin, antropólogo visual e ativista cultural, Saravá Shalom se propõe a ser mais que um documentário: é uma ferramenta de cura, que visa confrontar os traumas de intolerância inter religiosa que perduram ao longo de várias gerações. A produção aborda com sensibilidade e profundidade as histórias de descendentes de escravizados africanos, indígenas e judeus, com enfoque especial em André Feitosa, artista cearense e personagem central do filme.
André, que é também pesquisador do inconsciente coletivo brasileiro, descobriu que sua família tem raízes em diversas culturas: africanas, indígenas e judaicas. A partir dessa descoberta, ele decidiu investigar sua genealogia, que remonta a 15 gerações. A investigação de Minkin o levou a locais simbólicos como as montanhas de Florianópolis, o sertão do Ceará, o Centro dos Judeus kardecistas no Rio de Janeiro e a praça da Inquisição em Portugal. Em sua jornada, ele também se volta aos terreiros para compreender melhor as tradições e heranças espirituais de sua ancestralidade.
O documentário, com duração de 1h40, entrelaça essas diversas histórias e ritualísticas, propondo um espaço de reflexão sobre o impacto das diásporas e sobre como diferentes culturas podem se unir em um único "terreiro encantado". A produção é uma colaboração entre Brasil, Estados Unidos e Portugal e traz à tona questões universais de convivência e de enfrentamento dos legados do passado.
Após a exibição, haverá um debate enriquecedor com a participação do próprio diretor, Alex Minkin, do personagem principal, André Feitosa, e do sociólogo Matheus Alexandre Candido, especialista em antissemitismo. O debate promete aprofundar as reflexões propostas pelo filme e discutir o papel do cinema no diálogo intercultural e na construção de pontes entre diferentes tradições religiosas e culturais.
"O evento tem como objetivo proporcionar a alunos, professores e ao público externo a oportunidade de conhecer e dialogar com o renomado diretor Alex Minkin. A atividade inclui a exibição do documentário Saravá Shalom e um debate que abordará o cinema sob a perspectiva do diálogo intercultural. Será uma experiência única e enriquecedora para todos os envolvidos", ressalta a vice-reitora de Extensão da Unifor, professora Adriana Helena Moreira.
A exibição faz parte da turnê mundial do documentário, que iniciou no dia 29 de abril em Recife. Após a pré-estreia em Fortaleza, serão realizados eventos de lançamento do filme no Rio de Janeiro, em Berlim (Alemanha), em Nova York (EUA), dentre outros países.
SERVIÇO
Lançamento documentário "Saravá Shalom"
Data: 08 de maio de 2025, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
* Evento gratuito
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=mkJjauFjoDo