Promover a cultura do estado mundo afora é um dos compromissos do Governo do Ceará. A partir do "Ceará Criativo", Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) realiza uma série de ações diplomáticas neste mês de maio.
A primeira parada é em Cabo Verde, na África, para integrar as atividades da programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Em seguida, a comitiva seguirá para uma agenda diplomática em Portugal e, logo depois, prestigiará o Festival de Cannes, na França.
Nesta edição, a Bienal Internacional de Dança do Ceará será realizada em três continentes diferentes - África, Europa e América. Em Cabo Verde, a programação acontece nas cidades de Praia, Santa Cruz e Tarrafal, entre os dias 3 e 10 de maio, envolvendo artistas de diversos países (Brasil, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Polônia, República Tcheca e Ucrânia). Após a temporada de apresentações em Cabo Verde, a Bienal de Dança segue para a cidade de Belmonte, em Portugal, com espetáculos entre os dias 11 e 15 de maio.
Nas duas estações, a Bienal de Dança chega com artistas brasileiros de múltiplas linguagens. Entre eles, Rosa Primo, Clarice Lima, Jorge Garcia, Don L. - este se apresenta somente na cidade de Praia, em Cabo Verde - Silvia Moura, Saulo Duarte, Gerson Moreno, No Barraco da Constância Tem! e a Paracuru Cia. de Dança. Ao todo, 35 compõem a comitiva, incluindo artistas, equipe técnica e produção. Além dos espetáculos, a Bienal abre espaço para refletir sobre temas como a decolonialidade, o multiculturalismo e a africanidade.
A agenda diplomática da secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, no país africano inclui encontro com Vandrea Monteiro, diretora-geral das artes e das indústrias criativas - representando o ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente - no Palácio do Governo na Várzea.
A agenda da gestora cearense também inclui reunião com o embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Soares, e visita ao Instituto Guimarães Rosa, na Embaixada do Brasil, em Chã de Areia. A titular da Secult Ceará tem ainda encontros com o presidente da Câmara da Praia, Francisco Carvalho, e com o presidente da Câmara de Santa Cruz, Carlos Silva, acompanhados de seus respectivos gabinetes de Cultura e Turismo. A programação contempla ainda apresentações artísticas, como a peça "Clarice" e o espetáculo do grupo Raiz di Polon, no Auditório Nacional.
Portugal e França na rota
A segunda parada será em Portugal, onde os representantes do Ceará Criativo, Paulo Feitosa e Mardonio Barros, junto à secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, realizarão um encontro diplomático com autoridades locais de Lisboa. Na ocasião, buscarão fortalecer vínculos e estabelecer novos horizontes para a projeção da cultura cearense.
A última parada da comitiva será em Cannes, na França, onde acompanhará um dos maiores festivais internacionais de cinema, o Festival de Cannes, que chega à sua 78ª edição. Em 2025, o Brasil foi anunciado como o "País de Honra" do festival. A homenagem ocorre em um momento importante de intercâmbio cultural entre Ceará e França, no qual o audiovisual cearense ganha destaque com o processo de internacionalização da cultura promovido pelo Governo do Ceará.
Em todas as visitas, serão realizados encontros estratégicos com autoridades locais. As ações diplomáticas realizadas pela comitiva do Ceará Criativo, junto à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), têm como objetivo levar a representatividade das artes cearenses a outros países e promover acordos bilaterais de cooperação cultural.
Sobre o Ceará Criativo
O Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto BR, com o apoio do Hub Cultural Porto Dragão – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), produção executiva da Quitanda Soluções Criativas e realização com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.
Desde sua criação, o Ceará Criativo, vem beneficiando dezenas de artistas por meio de ações voltadas à mobilidade artística. Até o momento, foram lançados quatro editais, promovendo a circulação da arte cearense nos âmbitos internacional, nacional e estadual.
Estruturado em três eixos – Plataforma de Formação, Plataforma de Negócios e Plataforma de Mobilidade –, o programa oferece suporte estratégico para artistas e agentes culturais, fortalecendo a cadeia criativa do estado. A iniciativa contempla diversas linguagens artísticas, incluindo música, artes visuais, literatura, teatro, dança, circo e performance, ampliando o acesso à profissionalização e à difusão da produção artística cearense.